A escrava isaura
Biografia do autor, justificativa do Título, características do Romantismo na Obra e curiosidades sobre a obra e o autor. Sendo os componentes do Trabalho: Thiago, Marilza, Eser, Luana e Ruliano. |
INTRODUÇÃO
Em a Escrava Isaura, a temática abolicionista é tratada com simpatia e a ação se Passa no Rio e em Recife. A nota abolicionista soa neste romance considerado uma réplica. Tem como enredo as aventuras e desventuras de uma bela escrava que fugindo da luxúria de seu senhor, Leôncio, encontra um jovem, Álvaro , de idéias igualitárias, que a liberta do cativeiro e casa-se com ela. Embora posto a serviço da causa abolicionista , é interessante observar o cuidado com que Bernardo branqueia a personagem, fazendo-a mais branca que as brancas.
Biografia do autor, justificativa do Título, características do Romantismo na Obra e curiosidades sobre a obra e o autor.
BIOGRAFIA (Thiago)
Bernardo Guimarães (1825-1884) foi um romancista e poeta brasileiro. "A Escrava Isaura" foi o seu romance mais popular. Estudou Direito em São Paulo. Foi juiz municipal na cidade de Catalão em Goias. Foi jornalista, professor de latim, francês, retórica e poética. Estreou como poeta com "Cantos da Solidão", mas foi como romancista que seu nome ganhou destaque. Foi considerado o criador do romance sertanejo e regional, ambientado em Minas Gerais e Goias. De todos os seus romances "O Sertanista é considerado sua melhor obra. É patrono da cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras.
Bernardo Guimarães (1825-1884) nasceu no dia 15 de agosto, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Filho de João Joaquim da Silva Guimarães e Constança Beatriz de Oliveira Guimarães. Estudou em seminário e aos 22 anos ingressa na Faculdade de Direito de São Paulo. Foi amigo de Álvares de Azevedo e de Aureliano Lessa. Formou-se em 1852.
Seu primeiro livro publicado foi "Cantos de