Escrava Isaura
Isaura foi criada pela mulher do pai de Leôncio, que era bondosa e tinha o desejo de libertar Isaura. Leôncio era dono de escravos e uma bela fazenda que herdou de seu pai. Casou-se com Malvina mais nutre por Isaura o mais cego e violento amor.
Malvina era uma mulher dócil e tratava Isaura muito bem. Henrique era irmão de Malvina, um filho rico, estudante de medicina e também ficou tocado pela beleza de Isaura.
Morre a mãe de Leôncio sem deixar testamento que libertasse Isaura. Henrique percebe as intenções de Leôncio com Isaura. Sabendo que ele traia sua irmã, fala com ele que não tolerará. Henrique se oferece para Isaura e junto teria sua liberdade. Morre o pai de Leôncio e ele finge tristeza por vários dias, o que ajuda com que sua mulher Malvina não brigue com ele. Depois de um tempo, Malvina continua a pressão para que liberta-se Isaura, mais com muitas desculpas e adiamentos de Leôncio, Malvina resolve voltar à casa do seu pai.
Com a saída de Malvina da casa de Leôncio, ele tenta força Isaura a ficar com ele, mais Isaura não aceitava. Miguel pai de Isaura sabendo disso decide fugir com Isaura. Chegando a Recife, Isaura muda seu nome para Elvira e seu pai Miguel muda seu nome para Anselmo, Passando a morar em uma chácara. Álvaro um moço rico, avista Isaura ao passar perto da chácara e a conhece visitando ela constantemente e convida ela para ir a um baile com ele. Isaura não queria ir mais seu pai a convenceu de ir. Ela por varias vezes tentou contar a Álvaro que ela era uma escrava fugida, mas não tinha coragem. No baile, Isaura se destaca no meio de todas as mulheres devido a sua beleza e por tocar muito bem piano e saber cantar. Lá ela é reconhecida por Martinho um estudante com muita ganancia. Ele provoca um escândalo durante o baile e Isaura