A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães (1825-1884) foi romancista e poeta brasileiro. "A Escrava Isaura" foi o seu romance mais popular. Estudou Direito em São Paulo. Foi juiz municipal na cidade de Catalão em Goiás. Foi jornalista, professor de latim, francês, retórico e poética. Estreou como poeta com "Cantos da Solidão", mas foi como romancista que seu nome ganhou destaque. Foi considerado o criador do romance sertanejo e regional, ambientado em Minas Gerais e Goiás. De todos os seus romances "O Seminarista" é considerado sua melhor obra.
° Resumo do livro A Escrava Isaura
O livro conta a historia de uma escrava chamada Isaura, que tem como características pele banca e bem educada, de uma personalidade nobre sendo propriedade de um senhor cruel e mau caráter.
Isaura é uma escrava muito bonita, que sofre com a perseguição de seu patrão Leôncio, que deseja a escrava de uma forma incontrolável e desesperadora. Mas Isaura sendo uma moça de uma excelente educação e caráter nobre resiste de todas as formas as tentações do seu patrão.
Com o passar dos tempos Leôncio não aguenta mais à resistência de Isaura e parte para castigos e violências. Por isso Isaura foge com seu pai, onde em sua fuga encontra um moço muito bonito, educado, rico e abolicionista onde se apaixona por ele, e ele também se apaixona por ela. Mas não conseguem viver esse romance como queriam. Pois Leôncio vai atrás de Isaura que leva a pobre "escrava" de volta para a fazenda de onde morava e era escravizada.
Durante esse tempo que Isaura volta para a fazenda, Leôncio começa novamente com as perseguições e ameaças para com a escrava, que já não aguentava mais tanta perseguição do Patrão.
Isaura ao ponto de se submeter a tal caso, Álvaro chega com a liberdade da moça. O que deixa Leôncio louco da vida que acaba cometendo uma tragédia: SE MATA COM UM TIRO NA CABEÇA.
° Características do Romantismo na obra
Na obra de Bernardo Guimarães, podemos observar várias características