TDE
1 – Defina PCP.
PCO é a área de decisão da manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento quanto ao controle de recursos usados no processo produtivo a fim de gerar bens ou serviços.
2 – O que é programar? O que é controlar?
Programar é distribuir e ordenar as operações necessárias pelos diversos centros de trabalho. Controlar é assegurar que as ordens de produção sejam cumpridas de maneira certa e na data certa.
3 – Faça uma relação entre volume e variedade e como esses conceitos afetam o trabalho do PCP.
Volume baixo e variedade alta – a resposta ao consumidor é lenta, o horizonte de planejamento é curto, grande decisões de planejamento envolvem a questão de tempo, as decisões de controle são detalhadas e a robustez é alta.
Volume alto e variedade baixa – a resposta ao consumidor é rápida, o horizonte de planejamento é longo, grandes decisões de planejamento envolvem volume, decisões de controle são agregadas e a robustez é baixa.
4 – Como funciona e qual a importância do Plano Mestre de Produção?
O PMP diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período, ele analisa a necessidade de produção (demanda) com a capacidade disponível de produção da fábrica, o que possibilita saber se a empresa é capaz ou não de cumprir o prazo estipulado pelo cliente desde o início.
5 – Quais são as limitações que o PCP enfrenta? Explique.
Limitação de demanda, de carregamento, de seqüenciamento, de scheduling, da capacidade, controle e monitoramento da produção. Os bens e serviços devem ser produzidos dentro de limites de capacidade projetados para a operação, dentro de custos determinados, dentro de um intervalo de tempo, no qual eles ainda têm valor para o consumidor, e devem ter conformidade aos limites de tolerância projetados.
6 – O que é demanda dependente e independente?
Demanda dependente - Algumas operações podem prever e fazer provisões antecipadas, porque têm pedidos futuros firmes de consumidores. Além