TDE
TDE - Período de organogênese sobre o desenvolvimento embrionário da 4º a 8º semana abordando os seus principais processos e quais são as principais drogas vinculadas a má formação embrionária que causam teratologia.
Síntese descritiva para a disciplina de Biologia e Embriologia Celular, do curso de Fisioterapia, como critério de obtenção de nota deste presente semestre.
Caroline Marques
Lajeado, Dezembro/2014
1. Introdução Organogênese
O Período da Organogênese da quarta à oitava semana é a maior parte do desenvolvimento embrionário que ocorre nesse período. Ao final desse processo todos os principais órgãos e sistemas começaram a se desenvolver.
Porém, exceto o cardiovascular , esses órgãos tem suas funções mínimas sendo desempenhadas na medida em que há o surgimento dos órgãos, a forma do embrião muda, de tal maneira que ao final da 8ª semana já possui um aspecto humano.
2. Fases do Desenvolvimento embrionário
Crescimento: Aumento do tamanho, Morfogênese: Desenvolvimento da forma, Diferenciação: Maturação dos processos fisiológicos, Dobramento do Embrião: evento significativo para o estabelecimento da forma do corpo. Derivados dos folhetos germinativos: Ectoderma, Mesoderma e Endoderma.
3. Primeiros Eventos da Quarta a Oitava Semana
3.1. Quarta Semana
Aparecimento dos arcos braquiais, prosencéfalo em forma de c, brotos dos membros superiores reconhecíveis, placoides cristalinos – futuros cristalinos dos olhos, os rudimentos de muitos órgãos especialmente do s. cardiovascular já estão estabelecidos.
3.2. Quinta Semana
Pequenas modificações na forma do corpo, maior crescimento da cabeça em relação ao corpo (devido ao rápido crescimento do encéfalo), a face fica em contado com a proeminência cardíaca,os brotos dos membros superiores tem forma de remos e dos membros inferiores tem forma de nadadeiras.
3.3. Sexta Semana
Diferenciação regional dos cotovelos e grandes placas das mãos desenvolvem-se os