Economia 2
Ana Carolina Oliveira
Dener Totti
João Vitor Roio
Rafaela Dionísio
Tathiana Crusca
Yuri Campos
MARILIA
2014
.
MÁQUINAS AGRÍCOLAS JACTO
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da Universidade de Marília como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Economia, sob orientação da Prof. Ms. Marisa.
RESUMO
Maquinas Agrícolas Jacto é um grupo brasileiro com sede no município de Pompéia, São Paulo, especializada na fabricação de equipamentos agrícolas.
O grupo teve seu inicio no ano de 1949, fundado pelo imigrante Japonês Shunji Nishimura, iniciando suas atividades com a manufatura de polvilhadeiras costais para a agricultura de café. A origem do nome Jacto provem da similaridade entre o rastro de um avião a jato e a pulverização das polvilhadeiras costais, em sua época utilizavam defensivos na forma de pó.
Atualmente a empresa fabrica e comercializa maquinário para a pulverização de defensivos agrícolas, utilizando a tecnologia de agricultura de precisão em seus produtos mais recentes.
HISTÓRICO
Segundo dos seis filhos de Shotaro e Toshi Nishimura, Shunji nasceu em 8 de dezembro de 1910, em Uji, na província de Kyoto.
Em abril de 1929, aos 19 anos, Shunji formou-se técnico em mecânica na Escola Industrial Dai-Ichi Kogyo Gakko, em Kyoto, e começou a trabalhar na fábrica de carvão da família.
Em janeiro de 1931, Shunji ingressou na Escola Rikkokai, ligada à Igreja Metodista, que preparava jovens japoneses para a emigração. Pretendia ir para a Bolívia, mas escolheu o Brasil porque o governo brasileiro pagava a viagem. Desembarcou em Santos, em 22 de março de 1932.
Depois de tentar a sorte em várias cidades como São Paulo, Botucatu e Rio de Janeiro, em 1939 Shunji decidiu ir para o interior, mais precisamente em Pompéia.
Consertava bacias, transformava latas de óleo lubrificante em baldes e canecas, inventou um alambique para destilar mentol, consertava máquinas agrícolas, caminhões e