Manual Dos Equipamentos
Laboratório de Circuitos Elétricos 1
Departamento de Engenharia Elétrica
Faculdade de Tecnologia
Universidade de Brasília
1
Os valores mostrados pelo multímetro para as medidas de corrente para os casos AC e DC são análogos ao caso das tensões. EQUIPAMENTOS
1.1
Multímetro
1.1.1
1.1.3
Medindo tensão
Os sinais elétricos podem ser classificados segundo sua mudança com o passar do tempo: DC (direct current), constante no tempo ou AC (alternate current), variante no tempo. Os símbolos para cada uma delas, conforme mostra a figura 1, já é de conhecimento dos alunos de Circuitos
Elétricos 1.
Tensão alternada
Tensão contínua
Figura 1 – Símbolos de tensão contínua e alternada
Assim, quando uma medição for necessária o aluno deve posicionar o botão do multímetro na posição relativa ao tipo de sinal. Uma observação importante a respeito das medições do multímetro deve ser feita. Para uma tensão contínua, o multímetro mostra simplesmente o valor médio da tensão. Mas para uma corrente alternada o multímetro mostra o valor RMS.
Mas isso serve APENAS PARA ONDAS SENOIDAIS COM
FREQUENCIAS ATÉ 5 KHz e para ondas quadradas com frequência até 200 KHz E MESMO ASSIM COM ERROS DE
6% A 8% . Quando o Multímetro for usado como Voltímetro, ele deve sempre ser ligado em paralelo com o componente sobre o qual se deseja medir a diferença de potencial (tensão).
1.1.2
Medindo corrente
Do mesmo modo que para tensão a corrente pode ser classificada como continua ou alternada. Os símbolos para cada uma delas, conforme mostra a figura 2, também já é de conhecimento dos alunos de Circuitos Elétricos 1.
A resistência de um componente pode ser medida usando o multímetro. Um detalhe muito importante deve ser considerado na hora de calcular a resistência de um componente:
NUNCA UM COMPONENTE DEVE TER SUA
RESISTÊNCIA MEDIDA QUANDO ESTE ESTIVER
CONECTADO A UMA FONTE DE TENSÃO, A UM
CIRCUITO OU A QUALQUER OUTRO ELEMENTO.
Para ter sua resistência medida corretamente, o