ADMINISTRA O DE CARGOS SAL RIOS E SERVI OS
RECURSOS HUMANOS
4º SEMESTRE
ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
PROFESSOR EAD: PEDRO CARLOS DE CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL: MÔNICA DA SILVA CHAVES
ITAPIPOCA-CEARA
2014
SUMÁRIO
Síntese: Salário Motiva?
O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado, estando estritamente ligado a esses. Ele vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho.
Os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.
De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico.
O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Desde que as pessoas creiam haver ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.
Porém, sabemos que salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.
Salário é uma parte importante, mas não podemos nos esquecer de que, acima de tudo, as pessoas devem