Trabalho Ergonomia Certo
A palavra Ergonomia vem de origem Grega, onde “ERGON” significa trabalho e “NOMOS” que significa leis ou normas. A Ergonomia estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho (fábrica, escritório, oficina, etc...), trata da prevenção dos acidentes laborais. Seu fim está relacionado em determinar como esses locais de trabalho devem ser projetados e adaptados de forma adequada para evitar problemas físicos e mentais.
Norma Regulamentadora
A NR é a 17.1, as normas regulamentadoras é um conjunto de normas e obrigações, que relaciona a segurança do trabalho, vale lembrar que todas as empresas devem seguir as 34 normas, cada uma com um significado para cada tipo de empresa, são normas que visam a saúde do colaborador e também da organização, pois se o trabalhador estiver com boa saúde, ele produz mais, as normas ainda estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho ás características físicas e psicológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto e segurança.
17.2. Levantamento, Transporte e Descarga individual de materiais.
17.2.1. Para efeito desta Norma Regulamentadora:
17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
17.2.1.2. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
17.2.1.3. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 14 (quatorze) anos.
17.2.2. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança. (117.001-5 / I1)
17.2.3. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho