Economia 2
Econômica que estuda o funcionamento como um todo, procurando identificar e medir as variáveis ( agregadas ) que determinam o volume da produção total
( crescimento econômico ), o nível de emprego e o nível geral de preços
(Inflação) do sistema econômico, bem como a inserção do mesmo na economia mundial. Microeconomia – é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens.
– Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos. Ex.: Evolução dos preços internacionais do café brasileiro.
O nível de vendas no varejo, numa capital.
VALOR
Questões :
1. O que determina o valor de um bem?
2. De que elementos dependem os valores atribuídos aos bens e serviços normalmente transacionados ?
VALOR – TRABALHO
David Ricardo: O valor de um bem pode ser expresso em função do trabalho necessário para obtê–lo. As relações sociais entre os homens depende do tempo produtivo incorporado na produção de bens e serviços.
O trabalho, portanto, é determinante do valor do bem.
Teoria pertence ao grupo das teorias objetivas, conduzindo a análise do valor para o terreno da oferta e dos custos de produção.
CRÍTICAS: Na segunda metade do século XIX a teoria do valor trabalho foi duramente criticada
VALOR – UTILIDADE (VISÃO UTILITARISTA)
Surgimento das teorias subjetivas, considerando a escassez relativa dos bens e a sua utilidade, somadas às escalas das preferências individuais.
O enfoque das teorias subjetivas conduziu a análise do valor para o campo da procura. Seus determinantes não estariam mais no terreno da oferta e dos custos da produção, mas na faixa da utilidade – variável da qual resulta o valor que os indivíduos, subjetivamente, atribuem aos bens e serviços disponíveis no mercado.