TDAH e a ESCOLA
Amanda Moreira Tabarelli
RA 913127123
RESUMO: este trabalho traz informações sobre o transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH). Como é o comportamento do indivíduo portador do transtorno. Qual a melhor forma de diagnosticar e tratar esse indivíduo. E, principalmente qual o papel da escola e da família, no que diz respeito ao convívio e ao tratamento desse indivíduo.
Palavras – Chave: TDAH. Hiperatividade. Atenção. Escola. Família.
Introdução
A partir de um estudo bibliográfico, este trabalho, tem o objetivo informar de maneira clara e abrangente o que é o transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH).
Sendo o TDAH um transtorno real e crônico, o texto que se segue vem trazer, acima de tudo, informação e orientação para tornar mais fácil a vida do indivíduo portador do distúrbio com relação ao mundo que o cerca.
Orientar, principalmente, pais e professores sobre quais as possíveis causas para o aparecimento do transtorno e qual o diagnóstico e o tratamento adequado. Relatar também os problemas sofridos pelo portador do transtorno em seu relacionamento familiar, na escola e no convívio social, oportunizando um melhor relacionamento entre a criança, a escola e os pais do portador de TDAH, contornando assim os problemas de aprendizagem e de comportamento social do hiperativo. Afinal, vemos aumentando, a cada dia, o número de portadores do transtorno precisando assim, saber como lidar com ele.
O TDAH e seus sintomas
“A hiperatividade vem sendo bastante discutida em virtude de acarretar sérios problemas de interação social, hoje em dia é considerado um distúrbio que altera o comportamento e que mais é diagnosticada na escola( Borges, 1997)."
O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele é caracterizado por sintomas como