Tcs Resenha Do Filme
VANESA CALOTE PEREIRA
Inclusão:direito de todos
CARIACICA, ES
2014
Inclusão: direito de todos Com base no filme"Como estrelas na Terra toda criança é especial" e no capitulo "Educação escolar para todos" do livro "Necessidades educativas e educação inclusiva" faço a seguinte reflexão :
Pela educação é possível transformar as coisas, as pessoas e o mundo. Pensando nessa mudança, que a educação proporciona é que estamos envolvidos com o processo de inclusão.
Porém, o caminho a percorrer para que todo esse processo aconteça, ainda encontra muitos obstáculos, assim como no filme, onde o menino Ischaan tem muita dificuldade com a escrita devido a dislexia, onde em princípio é muito cobrado pela família e principalmente na escola,se sente muito oprimido e desamparado quando e mandado para uma escola especial. Dessa mesma forma, todos os dias muitas crianças se deparam com essa situação, a concepção de ser diferente ainda gera preconceito em certa parcela da sociedade, muitos ainda não entenderam que é na diversidade que se aprende, é nas experiências, com o que é diferente, que se adquire conhecimento, ninguém aprende sozinho, e ninguém é igual a ninguém.
Quando uma criança começa a frequentar a sala de aula, necessita de um ambiente acolhedor e que lhe passe segurança, ainda mais, quando é dita especial, e necessita de uma atenção a mais. No entanto, todo esse processo, as vezes esbarra em uma sala cheia de alunos, e um professor que já não tem muita expectativa, cansado e não muito disposto a mudar sua rotina, para atende-lo, dessa forma a criança acaba sendo mandada para a "escola especial", sendo privada daquele convívio dito normal . O que ainda necessita de mais enfoque é a ideia de que é na diversidade que se gera o maior conhecimento.
No filme vimos que, foi no professor, que o garoto encontrou estímulo para superar suas dificuldades. Assim, os futuros professores e todos os demais que