Trab Pronto
Professor:
Turma:13MA
Índice
Classe de substâncias.......................................................................................03
Efeitos negativos e prejuízos.............................................................................06
Casos de maior divulgação midiótica................................................................08
Interferência dos veículos de comunicação na conduta de jovem atleta...........14
Conclusão..........................................................................................................16
Bibliografia.........................................................................................................17
Doping
Classes de Substâncias Dopantes
Existem 5 classes de substâncias dopantes: estimulantes, narcóticos analgésicos, diuréticos, esteróides anabolizantes e hormônios peptídicos.
ESTIMULANTES
Visam diminuir a sensação de fadiga. São usados por praticantes de esportes coletivos, como basquete, vôlei e futebol. Também servem para atletas de provas de longa duração, como a maratona e a marcha. Fazem parte desse grupo as anfetaminas, a efedrina e a cafeína. A cocaína, que também integra o grupo, não é considerada doping, já que provoca mais prejuízos do que benefícios ao desempenho físico. Continua proibida por uma questão de marketing social: haveria um escândalo e uma forte pressão da sociedade se o IOC resolvesse retirá-la da lista de substâncias proibidas no esporte. O mesmo ocorre com a maconha. a.Estimulantes (efedrina, cocaína, dimetamfetamina, cocaína, cafeína(se acima de 12 ug/l, na urina), fenilpropanolamina, etc.)
NARCÓTICOS ANALGÉSICOS
Não são usados para melhorar o desempenho mas para aliviar a dor. São empregados em quase todas as modalidades. b.Analgésicos narcóticos (metadona, morfina, heroína, fenazocina, etc.)
DIURÉTICOS
Atendem a duas finalidades: servem para perder peso (no caso de modalidades divididas em categorias por peso, como boxe,