Tcc professor
Importância da interação para a aprendizagem escolar
A afetividade é um conceito bem abrangente, em cujo hoje se encontra o desenvolvimento da pessoa. Ela é tão importante quanto à inteligência e não é sentimento e nem emoção. Ela nasce antes da inteligência e é, portanto o ponto de partida para o desenvolvimento de uma pessoa. A partir da interação com o outro a criança sociabiliza-se e começa a manifestar-se emocionalmente. (PAROLIN, 2007, pág. 75)
Percebi durante meus estágios que crianças que obtinham maior vínculo com seus professores e colegas de classe realizam com mais acertos e estímulos suas atividades, em contrapartida as que não tinham um vínculo afetivo com seus professores e colegas não eram estimulados a se interar com seus pares trocando conhecimentos, não tinham o mesmo sucesso em suas atividades. Pude presenciar uma situação em que uma criança corrigia a outra que cometia um erro fonético, tornando assim uma aprendizagem interativa e mais fácil de ser assimilada, pois, se deu no momento adequado, em um ambiente que a professora propicia a interação de seus alunos. Em outra situação, em outra sala de aula; pude perceber que a indiferença e a distância da professora era um elemento dificultador para a aprendizagem, onde a criança não podia se expressar, sendo punida pelo excesso de sua fala.
Sendo de grande importância para o ser humano à socialização, a interação da criança com o professor e outras crianças é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Através da interação a criança se envolve emocionalmente e começa a descobrir o significado e a importância da aprendizagem para o seu próprio desenvolvimento como pessoa.
“É interessante observar que, em situações informais de aprendizado, as crianças costumam utilizar as interações sociais como forma privilegiada de acesso a informação; aprendendo regras de jogos, por exemplo, através dos outros e não como resultado de um empenho estritamente individual na