Tcc dificuldades de aprendizagens
A criança é um ser histórico social capaz de aprender, desenvolver e construir conhecimento, desde que tenham oportunidades.
Jean Piaget considera como fator determinante do desenvolvimento da criança o fator biológico e a troca entre o organismo e o meio. Define o desenvolvimento em estágios, que se ordena em idades mais ou menos estabelecida seguindo uma seqüência de reestruturação de estruturas cognitivas.
Vygotsky enfatiza a importância do meio social. Para ele é a partir da interação da criança com a sociedade, que esta irá ampliar seu conhecimento e se desenvolver gradativamente.
Wallon defende que o desenvolvimento infantil acontece por uma dinâmica de rupturas, tendo como fator determinante a afetividade e a inteligência. Assim como Piaget, caracteriza as fases do desenvolvimento em estágios que variam entre momentos de interiorização e outros mais voltados para o exterior.
As correntes teóricas que explicam a relação entre desenvolvimento e aprendizagem são: comportamentalista – defende que a aprendizagem é o resultado de uma mudança de comportamento causada por estímulos externos; interacionista – a aprendizagem é fruto do intercambio permanente com o meio, é um processo contínuo de reestruturação das estruturas cognitivas, ou seja, primeiro a criança se desenvolve e depois, aprende; o sociointeracionista – considera que o conhecimento é construído pelo individuo num processo continuo, ao longo da vida. Esta tendência defende que a criança aprende e se desenvolve simultaneamente.
Entre as condições para a criança aprender ler e escrever, em uma proposta de alfabetização e letramento, considerando as metodologias adequadas, encontra-se os fatores e as causas que dificultam a aprendizagens dos alunos, entre estas a formação do professor, suas deficiências metodológicas, os transtornos e os déficits de aprendizagem.
A organização do ensino em ciclo traz vantagens e desvantagens para a aprendizagem dos alunos. A primeira deve-se a falta de