TCC competencias basicas
Competências Básicas
1 EDUCAÇÂO INCLUSIVA
Esse trabalho baseia-se na, EDUCAÇÂO INCLUSIVA com o objetivo de dar suporte ás escolas públicas na inclusão de crianças com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou surperdotação, estas salas foram criadas buscou-se atender as demandas das crianças com deficiências em igualdade de condições com os demais alunos do ensino regular. Para que as SRMF (salas de recursos multifuncionais) se efetivem cabe ao gestor Municipal, Estadual ou Federal, a garantia do profissional especializado e a disponibilidade de um espaço físico para sua instalação e funcionamento.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
Inclusive, o capítulo 5 da LDB 9.394/96 trata somente de aspectos referentes à Educação Especial. Entre os pontos especificados, o art. 58. § 1º diz que, sempre que for necessário, haverá serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais. Por exemplo, em uma classe regular com inclusão pode haver um aluno surdo que necessite de um professor de apoio que saiba LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliá-lo em todas as disciplinas.
Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, “independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular”. O Suporte Emocional Em primeiro lugar, deve reconhecer-se que o contato e o convívio, formal e informal, entre os diversos alunos, com e sem deficiências, é um meio para que os comportamentos, típicos de cada um