ginkgo
Ginkgo
O Ginkgo biloba é uma das plantas medicinais mais comercializadas atualmente no mundo. É apontado como benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, mas as informações divulgadas sobre seus efeitos terapêuticos são em geral exageradas e sem base científica. Na verdade, pesquisas relatam com frequência efeitos adversos quando são utilizadas partes da planta fresca ou seca, que não passaram por um processo de remoção de substâncias tóxicas existentes na espécie. Não é recomendado o consumo do G. biloba fresco ou seco, na forma de chás ou em contato direto com a pele, devido à presença de substâncias capazes de provocar alergias ou reações tóxicas para o sistema nervoso.
Leopoldo C. Baratto
Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,
Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná
Juliana C. Rodighero
Curso de Especialização em Ciências Farmacêutricas,
Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná
Cid Aimbiré de Moraes Santos
Departamento de Farmácia, Universidade Federal do Paraná
52 • CiênCia Hoje • vol . 45 • nº 266
FARMACOLOGIA
biloba
O chá das folhas é seguro?
foto getty images
As plantas medicinais e os medicamentos fitoterápicos são utilizados em todo o mundo por apresentarem ação terapêutica contra variados problemas de saúde, mas são equivocadamente considerados de baixo risco de toxicidade. Tanto as plantas (folhas, cascas e outras partes, usadas ao natural, secas ou trituradas, ou em emplastros e chás caseiros) quanto os medicamentos industriais obtidos destas
(os fitoterápicos) podem conter substâncias que exercem efeitos colaterais indesejáveis, do mesmo modo que os remédios compostos de substâncias sintéticas.
dezembro de 20 0 9 • Ciência Hoje • 53
FARMACOLOGIA
O Ginkgo biloba, árvore que lembra o pinheiro, é a única representante atual de sua família de plantas
O Ginkgo biloba é a única espécie ainda existente da família