Insulina
1)Explique o mecanismo de secreção da insulina pelas células β-pancreáticas.
A glicose absorvida no intestino delgado chega as células B do pâncreas onde é captada pelo transportador GLUT 2. Com mais glicose disponível como substrato, a produção de ATP aumenta e os canais de K+ controlados por ATP se fecham. A célula despolariza, os canais de Ca2+ controlados por voltagem se abrem e a entrada de Ca2+ inicia a exocitose da insulina.
2) Explique o mecanismo de ação da insulina (ligação com o receptor ) nas células dos tecido-alvo.
O tecido adiposo e o músculo esquelético em repouso requerem insulina para captar a glicose. Sem insulina, seus transportadores GLUT 4 são retirados da membrana e armazenados em vesículas citoplasmáticas. Quando a insulina se liga ao receptor e a ativa, a cascata de transdução de sinal resultante faz com que as vesículas se movam para a membrana celular e inserem os transportadores GLUT 4 por exocitose. As células então captam glicose do líquido intersticial por difusão facilitada.
3)Explique a diferença entre diabetes tipo I e II.
Na diabetes tipo I, conhecida também como diabetes insulinodependente, a produção de insulina no pâncreas é insuficiente, pois as suas células sofrem uma destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo I necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais.
A diabete tipo II ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress. Neste tipo de diabetes, encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecida como resistência insulínica.
4) Explique por que pacientes diabéticos que fazem uso de insulina podem apresentar crise hipoglicêmica durante a prática de exercício físico.
Durante o exercício, a demanda por energia aumenta. Em uma pessoa que não tem diabetes, os níveis de insulina caem e os de glucagon sobem,