insulina
Insulina é um hormônio responsável pela redução da glicemia ( taxa de glicose no sangue) ao promover a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Ela também é importante no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos. Sua estrutura consiste em duas cadeias peptídicas( um delas contendo 21 resíduos de aminoácidos e a outra 30)
Este hormônio é produzido nas células Beta das IlhotasLangerhans do pâncreas . Quando sua produção é deficiente ,a glicose acumula no sangue e na urina , destruindo células pela falta de abastecimento da glicose : Diabetes mellitus. Para esses pacientes , a insulina é administrada através de injeções ou bombas de infusão. Este tipo de insulina que é administrado nos pacientes com essa patologia , não é a insulina propriamente dita , e sim um análogo dela , que consiste em moléculas de insulina modificadas em laboratório.
Como a Insulina é produzida no Corpo Humano ?
Nas Ilhotas de Langerhans contém quatro tipos de células secretoras;
Beta ( secretam a insulina) Alfa (secretam Glucagon) Delta (secretam Somatotastina) e a célula P (que secretam Peptídeo pancreático).
A síntese de Insulina inicia-se no RER (Retículo Endoplasmático Rugoso) no qual sintetizama pré-pró-insulina, posteriormente é transportada ao complexo de Golgi onde será clivada novamente para pró-insulina, formando consequentemente a insulina, e a fragmento peptídeo C. Sendo em seguida todos estes fragmentos armazenados em grânulos nas células B ( Vesículas secretoras), no qual são normalmente secretados em conjunto por exocitose em quantidades equimolares juntamente vom quantidade menores e variáveis de pró-insulina.
O principal fator que controla tanto a síntese quanto a secreção é a concentração de glicose no sangue. Além deste aspectos outros fatores fisiológicos também contribuem para secreção da insulina tais como; aminoácidos, ácidos graxos, sistema nervoso parassimpático e incretinas, e