BISSINOSE
Bissinose
Alunos: Allan Honório e Gustavo Silva
Turma: AST9
Professor (a): Fernanda
Definição
A Bissinose é definida como uma doença de etiologia ocupacional desencadeada na Inglaterra no século XIX, que ataca indivíduos que trabalham com atividades relacionadas ao processamento e manuseio de algodão e fibras de linho. Embora a Bissinose se verifique quase exclusivamente nas pessoas que trabalham com o algodão em bruto, aqueles que trabalham com linho ou cânhamo podem também desenvolver este tipo de afecção. Os operários que abrem fardos de algodão em rama ou que trabalham nas primeiras fases do processamento do algodão parecem ser os mais afetados. Aparentemente, algum elemento do algodão em rama provoca o estreitamento das vias aéreas nas pessoas propensas.
Causas
A inalação do pó gerado pelo processamento industrial de produtos têxteis é a causa desta doença. Quanto à fisiopatologia da Bissinose, é que a poeira de algodão contém substância farmacológicamente ativa, que provoca constrição brônquica provavelmente através da liberação de histamina. A maioria das pessoas expostas ao risco é afetada e não apenas aquelas que apresentam terreno alérgico.
Sintomas
A bissinose tem como principais sintomas a dificuldade para respirar e uma pressão acentuada no peito, devido ao estreitamento das vias respiratórias. A doença pode ser confundida com Asma Brônquica, mas, ao contrario da asma, os sintomas da Bissinose podem desaparecer quando o indivíduo é exposto a fibras de forma repetida e não apresentar nenhum sintoma no fim de uma semana de trabalho. Se o trabalho com o algodão durou muitos anos, o indivíduo pode permanecer com os sintomas da doença durante 2 ou 3 dias. Pressão torácica, tosse, roncos e sibilos são os sintomas mais comuns.
Tratamento
Medicamentos como os broncodilatadores geralmente melhoram os sintomas. Corticosteróides podem ser prescritos para casos mais graves. Tratamentos respiratórios, como os