bissinose
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Eberton Rodrigues nº
Luzileia Dourado nº 09
Maria Julia Nº 15
Thaliane Silva Tinoco nº 18
Mariana Marcon
“BISSINOSE”
SUPORTE EMERGÊNCIAL À VIDA
SANTOS – SP
Eberton Rodrigues nº
Luzileia Dourado nº 08
Maria Julia Nº 15
Thaliane Silva Tinoco nº 18
Mariana Marcon
(3D1)
“BISSINOSE”
SUPORTE EMERGÊNCIAL À VIDA
RESUMO
SUMARIO
INTRODUCÃO O Sistema respiratório constitui uma interface importante do organismo humano com o meio ambiente, particularmente com o ar e seus constituintes, gases e aerossóis, sob a firma líquida ou sólida.
A poluição do ar nos ambientes de trabalho associa- se a uma extensa gama de doenças do trato respiratório que acometem desde o nariz até o espaço pleural. Entre os fatores que influenciam os efeitos da exposição a esses agentes estão às propriedades químicas e físicas dos gases e aerossóis e as características próprias do individuo, como a genética, doenças preexistentes e hábitos de vida, como tabagismo. Neste caso este trabalho tem como finalidade entender o processo da doença respiratória Bissinose que nada mais que uma doença de etiologia ocupacional, que acomete indivíduos que trabalham com atividades relacionadas ao processamento e manuseio de algodão e fibras de linho. (Ministério da Saúde do Brasil, 2001).
1. DEFINIÇÃO DA DOENÇA
Bissinose é uma doença profissional das vias aéreas causadas pela exposição a poeiras orgânicas de algodão (filamento que envolve a semente da planta algodoeira), linho (hastes de plantas cuja finalidade retira fibras para fabricação de renda e panos), cânhamo ou sisal (planta de fibra têxtil para fabricação de tapetes, cordas, etc.)- minidicionário SOARES AMORA. A resposta aguda é reversível e caracterizada por uma sensação de opressão torácica e dispnéia, que aparecem