TCA II
MARINALDA DA GLORIA BERGAMIN SILVA
LEMBRANÇAS DE UMA INFANCIA FELIZ
POLO NOVA VENECIA – ES
2014
MARINALDA DA GLORIA BERGAMIN SILVA
LEMBRANÇAS DE UMA INFANCIA FELIZ
Trabalho de Construção de Aprendizagem II Professor – Tutor: Zelia Martinelli Xavier
POLO NOVA VENECIA – ES
2014
Lembranças de uma Infância Feliz
Lembro-me com saudade do lugar onde nasci. Lugar simples, de gente que luta zona rural da cidade de Nova Venécia – ES. Não tinha energia elétrica, a luz era a do lampião, lugar de pessoas simples. Mas para mim um lugar de muito valor, minha casa era típica da região, assoalho alto de madeira, com um espaço aberto embaixo, onde eu brincava muito. Como eu não possuía bonecas, os personagens que eu conversava eram os esteios de madeira que sustentavam a casa. Depois de algum tempo ganhei uma boneca chamada Sonia primeira e única que possuí, foi uma alegria tremenda.
Meu pai trabalhava na roça para sustentar a casa, criava animais: galinhas, porcos, patos, carneiros. Lembro – me de um carneirinho que criamos na mamadeira, pois a mamãe dele morreu; era o nosso xodozinho. Criava também gado para vender e para o sustento da casa, pois não era como hoje a facilidade de ir ao açougue. Minha mãe cuidava da casa, dos filhos e também ia à roça na época de colheita de café.
Eu gostava de ir para a roça com meus pais, e meus irmãos e lá ficávamos brincando embaixo dos pés de café enquanto meus pais trabalhavam na lavoura. Gostava também de ir ao rio quando minha mãe ia lavar roupas enquanto isso, nós tomávamos banho de cachoeira ouvindo o bater das roupas no batedor de madeira construído pelo meu pai dentro do rio. E os cachorros que eram os vigilantes da casa também iam para anunciar quando chegasse alguém. Havia muita fartura, laranja, coco, manga, mandioca, inhame, abóbora, me lembro do pé de chuchu que quando os parentes vinham levavam de saco.