TCAS
Traffic Collision Avoidance System
ALUNO: ANDRÉ CHRISTOFOLI CAVALCANTI
AVIAÇÃO CIVIL – 5º SEMESTRE
O TCAS é um equipamento eletrônico que fica a bordo da aeronave com o objetivo de evitar colisões entre aeronaves no ar.
Para o TCAS funcionar as aeronaves precisam estar equipadas com um transponder apropriado e ligado, onde um usara a freqüência 1030MHz para “perguntar” e o outro 1090MHz para “responder”. Essa comunicação pode acontecer inúmeras vezes por segundo.
Através das informações colhidas por esse ciclo (localização, rumo, velocidade e altitude) o equipamento traçará posições futuras de todas as aeronaves e avaliará os riscos de colisões.
Quando o transponder de uma aeronave responde o da outra, o avião detectado passará a aparecer em um display a bordo. Quando a sua trajetória passa a ter algum risco o sistema emiti um alerta oral “TRAFFIC, TRAFFIC”. Se nada for feito e o haver perigo de colisão o sistema emite também alertas visuais e indica manobras a serem feitas pela tripulação para evitar-la.
O uso do TCAS e obrigatório para todas aeronaves de transporte aere comercial, para as com mais de 19 assentos e para as com o peso de decolagem maior de 5700KG.
Hoje existem dois tipos de TCAS (TCAS I e TCAS II) e um terceiro (TCAS III) em desenvolvimento. O TCAS I foi o primeiro a surgir e o mais simples, monitora aeronaves em um raio de 65 KM e emite apenas alertas sonoros “traffic, traffic” e não indica manobras evasivas, que deverão ser decididas pelo piloto e controle. O TCAS II possui as mesmas funções do primeiro mas indica manobras que devem ser feitas pelo piloto a fim de evitar a colisão (“descend ou “climb”) – suba ou desça . O TCAS III é a próxima geração desse equipamento que tem as mesmas vantagens do TCAS II, mas incluirá no sistema manobras evasivas na horizontal, podendo indicar ao piloto para subir e virar para a direita por exemplo.
O TCAS é muito importante para a aviação porque ele