Tca fichamento geral
NOME DO ALUNO (A) Inê Darce Ribeiro dos Santos
CURSO: PEDAGÓGIA
Referência: COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.
Resumo:
*Betty Coelho fala da importância de saber técnicas e segredos na hora de contar história para as crianças, pois, mexem com a imaginação, descobertas e segredos da vida delas.
*A autora foca no narrador: suas escolhas para cada faixa etária das crianças, para que elas gostem de ler, o narrador tem que selecionar bem as histórias e colocar emoção quando for conta-las.
*A autora fala de como transmitir a história ao ouvinte, com detalhes, entonação de voz, descrição de lugar, personagens e do quanto são importantes os detalhes para uma boa narração.
*Betty também fala dos recursos, materiais, técnicas e suas vantagens e de comentários que não devem ser feitos durante a narração.
* A autora relata a importância do diálogo, interação, rodinha, antes e depois da história assim as crianças se sentem motivadas a conversar.
Citações:
“Como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas. Sendo uma arte que lida com matéria-prima especialíssima, a palavra, prerrogativa das criaturas humana, depende, naturalmente, de certa tendência inata, mas pode ser desenvolvida, cultivada, desde que se goste de crianças e se reconheça a importância da história para ela”. Pg.9.
“A história é o mesmo que um quadro artístico ou uma bonita peça musical: não podemos descrevê-los ou executá-los bem se não apreciarmos. Se a história não nos despertar a sensibilidade, a emoção, não iremos contá-la com sucesso. Primeiro é preciso gostar dela, compreendê-la, para transmitir tudo isso ao ouvinte”. Pg.14.
“Numa história bem produzida, o ponto culminante surge como uma resultante de todos os acontecimentos que formam o enredo”. Pg.22.
“A história é ainda escolher a melhor forma ou recurso mais adequado de apresenta-la”. Pg.31