Orçamento
*FENIMAN1, C. M.; FERNANDES2, A. J.
¹Doutoranda da Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada no Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP
²Professor Doutor do Departamento de Microbiologia / Imunologia no Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP
*Autor para correspondência – crisfeniman@yahoo.com.br
1 – INTRODUÇÃO Os óleos essenciais de plantas com atividade antimicrobiana têm despertado grande interesse nas pesquisas científicas por serem uma alternativa para o seu uso em alimentos, frente à concernência sobre a segurança de alguns conservantes químicos e reações negativas de consumidores para esses, vistos como químicos e artificiais (LANCIOTTI et al., 2004; MOOSAVY et al., 2008), além de evitar a potencialidade dos alimentos em serem veículos de toxinfecções alimentares (MENDONÇA, 2004). A utilização de pesquisas de mercado tem como propósito obter informações sobre a opinião dos consumidores em relação aos produtos já existentes no mercado ou protótipos.
2 - OBJETIVOS Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo identificar o público alvo para queijo e iogurte com o apelo de conservantes naturais, além de indicar as preferências quanto às associações entre os óleos essenciais em duas matrizes alimentares.
3 – MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa de mercado para o consumo de queijo e iogurte adicionados de óleos essenciais como flavorizantes e conservantes naturais envolveu a coleta de dados primários através da elaboração e construção de índices sociais, estabelecidos de acordo com os critérios propostos por GIL (2006). O questionário foi aplicado a 300 entrevistados, sendo jovens e adultos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos e incluídos no meio universitário, cujo universo corresponde 2.500 indivíduos. Para evidenciar possíveis falhas na redação do questionário, foi aplicado um pré-teste, à