fichamento
SILVA, Maria Betty Coelho.Contar histórias: uma arte sem idade.10. ed.São Paulo: Ática, 1999
NOME: SILVÂNIA ALMEIDA DE OLIVEIRA
CURSO: PEDAGOGIA
ETAPA: 1° ETAPA
POLO: TEOFILO-OTONE
PROFESSOR: AURELIANE APARECIDA DE ARAÚJO
TIPO DE TRABALHO: TCA
UNIVERSIDADE: UNIBE
CIDADE: TEOFILO-OTONE
DATA: 17/11/2014
Resumo
No livro de Betty Coelho percebemos que o serhumano, independente de sua idade e classe econômica têm interesse por histórias. A autora em sua primeira experiência em sala de aula contando história nos conta que percebeu o brilho nos olhos dosalunos ao ouvir os contos. Betty Coelho, ainda nos revela que a história para despertar interesse do ouvinte tem que levar algumas considerações, como: a história ser bem elaborada se é original, sedemonstra riqueza de imaginação e se consegue agradar as crianças. (pag.14).
De acordo com o livro, ao contar uma história o narrador deve levar em consideração a idade da criança. As criançaspré-escolares de até 3 anos (pré-mágica) a história deve conter elementos como, bichinhos, brinquedos,seres da natureza (humanizados).Já as crianças de 3 a 6 anos (fase mágica),histórias de repetição eacumulativas (dona baratinha, a formiguinha e a neve etc.) e histórias de fadas. Crianças com idade de 7 anos (escolares), se interessam por histórias de crianças, animais e encantamentos, aventuras no ambientepróximo,família,comunidade e histórias de fadas. As histórias de fadas com o enredo mais elaborado e histórias humorísticas, devemos contar para as crianças de 8 anos .As crianças de 9 anos tambémgostam de histórias de fadas e histórias vinculadas à realidade. E as crianças de 10 anos em diante, se interessam por histórias de aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções, fábulas,mitos e lendas. (Pag.15).
A pedagoga e contadora de histórias Betty Coelho cita neste livro, a experiênciavivida em sala de aula durante um estágio no