Processo de requisição de bolsa de estudos
Processo de Requisição de Bolsa de Estudo
Projeto de Redesenho do Processo de Requisição de Bolsa de Estudo
Professor: Gustavo Miranda
Raissa Zurli Bittencourt Bravo Manoela Perlott Miguens
“Na época estabelecida para a solicitação e renovação de bolsa filantrópica, os responsáveis pelos alunos entregam na recepção do departamento de assistência social (DAS), o formulário de solicitação de bolsa filantrópica (FSBF), preenchido com as informações de renda, despesas mensais e bens patrimoniais de todos os membros familiares, juntamente com os documentos que comprovam essas informações. No momento do recebimento da documentação e estando dentro do prazo de entrega, a recepcionista da DAS gera um protocolo para a documentação entregue. Após o recebimento, auxiliares das assistentes sociais (AAS) conferem a documentação recebida, verificando se ela está completa e se o formulário foi preenchido corretamente em relação aos documentos apresentados. Havendo problemas na documentação, as AAS entram em contato com os responsáveis, informando os novos prazos para que o responsável atualize seu FSBF e/ou providencie os documentos pendentes. Terminada a fase de recebimento e conferência dos FSBF, as AAS preenchem uma planilha com a relação dos alunos solicitantes de bolsa, relação dos membros familiares, renda e despesa per capta da família, desempenho do aluno e ainda a informação do percentual da bolsa para aqueles que já são bolsistas.
Esta planilha é entregue ao chefe do DAS que, em seguida, realiza uma reunião com o diretor da área financeira e o reitor do colégio para definirem os critérios do ano para concessão de bolsa, tais como renda máxima per capta e valor total das anuidades que poderão ser utilizadas para bolsa.
Chefe da DAS informa o critério para as assistentes sócias. Estas avaliam a situação sócio-econômica de cada aluno a partir dos formulários preenchidos e da documentação apresentada e, ao final, definem o resultado que