resumo do livro e commerce
Estratégia e Modelos de Negócios para Mercados eletrônicos
Kaplan e Sawhney chamam de e-hubs os mercados eletrônicos B2B. Afirmam que para entendê-los é necessário entender primeiramente "o que” é "como" as empresas compram.
Quando os Portais estão focados em insumos de manufatura, geralmente tem uma especialização em algum setor, e deve estar totalmente aderentes a prática de negócios da cadeia que se propõe a intermediar.
Hubs de MRO são mercados horizontais que permitem busca de fontes sistêmicas de insumos para operação.
Yield Managers são mercados horizontais que permitem busca de fontes esporádicas de insumos para manufatura.
Bolsas são mercados verticais que permitem busca de fontes esporádicas para insumos de manufatura.
Hubs de Catalogo são mercados verticais que possibilitam busca de fontes sistemáticas para insumos de manufatura.
Segundo Wise e Morrison, os modelos atuais de negócios B2B têm três grandes deficiências:
1. Concorrências baseadas em preço: Muitas cadeias produtivas copiaram e adotaram o modelo japonês de produção enxuta, em que ha pequenos ou até mesmo nenhum estoque, havendo a necessidade de um relacionamento estreito e continuo com os fornecedores.
2. As trocas proporcionam poucos benefícios para os vendedores: Os fornecedores tem acesso a um nuero muito grande de consumidores com um baixíssimo esforço de marketing.
3. Portais mal acabados: na pressa de lançar logo o portal, a maioria não chega chegou a completar estudos mais detalhados sobre o mercado em que esta atuando.
4 Apresentação e Analise do Estudo de caso
A estratégia do portal Bolsatelecom foi formulada por um grupo de quatro empresários com grande experiência em telecomunicações, alguns dos quais tendo exercido funções importantes no próprio grupo Telebrás.
O Modelo de Negocio do portal Bolsatelecom tem por objetivo construir uma alternativa aos distribuidores deste setor, permitindo que as empreiteiras comprem diretamente dos fabricantes.
O