Cultura Brasileira E Marketing De Relacionamento Artigo
DOI: 10.5585/remark.v13i5.2395
Data de recebimento: 05/09/2013
Data de Aceite: 30/04/2014
Editor Científico: Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Avaliação: Double Blind Review pelo SEER/OJS
Revisão: Gramatical, normativa e de formatação
CULTURA BRASILEIRA E MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
NO VAREJO
RESUMO
O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender como os traços culturais brasileiros se manifestam nas relações de troca comercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores. Como, na área de marketing, uma das perspectivas teóricas que buscam dar conta das relações entre empresas e consumidores é o marketing de relacionamento, procurou-se compreender as trocas tendo também esta perspectiva como suporte.
Partindo do pressuposto de que a relação de troca comercial é também uma relação humana e social, procurou-se tratar a troca como um fenômeno social. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em cinco empresas varejistas de um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais durante o período de um ano (dez/2008 a dez/2009) utilizandose como método a etnografia. Quanto aos resultados, evidenciou-se como o personalismo, a cordialidade, a não valorização do trabalho manual, a aversão ao conflito, a malandragem e o jeitinho se manifestaram nas relações comerciais. A principal conclusão a que se chegou é a de que a realidade das trocas comerciais no varejo é complexa e multifacetada tanto quanto o é a cultura brasileira.
Palavras-chave: Cultura Brasileira; Marketing de Relacionamento; Varejo; Pequenas Empresas.
BRAZILIAN CULTURE AND RELATIONSHIP MARKETING: AN ETHNOGRAPHIC STUDY IN
RETAIL
ABSTRACT
This study was conducted in order to understand how Brazilian cultural traits are manifested in the relations of trade between employees of micro and small retailers and their customers. How, in marketing, one of the theoretical