Marketing
Como estratégia de relacionamento com Clientes 1. Introdução
O artigo traz para discussão uma estratégia de marketing desconhecida pela maioria das empresas e que pode ser um diferencial competitivo stakeholders.
As vantagens do marketing cultural são múltiplas, a primeira chama a atenção é que ele pode ser dedutível dos impostos devidos pela empresa patrocinadora, desde que o projeto cultural patrocinado seja enquadrado nas leis de incentivo das esferas Federal, Estadual ou Municipal. Diferencial possibilidade de estreitar laços com toda a rede de valor da empresa patrocinadora. 2. Objetivo
É apresentar à comunidade acadêmica e ao mercado em geral o marketing cultural. 3. O que é Marketing Cultural
A atividade conhecida como marketing cultural cultura marketing. Chamar de marketing étnico, ramo do marketing voltado para o relacionamento com públicos segmentados por suas peculiaridades étnicas e culturais, como hispânicos, afro-descendente, caribenhos, orientais, etc. Marketing cultural, no Brasil, significa principalmente o apoio às artes e à cultura por parte das empresas que fazem visando um relacionamento com seus diversos públicos, incluindo-se aí consumidores, prospects, fornecedores e governos, entre outros.
Marketing cultural o que o define?
Atividade deliberada de viabilização físico-financeira de produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, venha atender às demandas de fruição e enriquecimento cultural da sociedade.
Marketing cultural? É o conjunto das ações de marketing utilizado no desenvolvimento de um projeto cultural, objetivos e critérios que orientam a concessão de fundos,
Sarkovas (1995) o marketing cultural?
É instrumento qualificador da comunicação empresarial por sua associação às expressões artísticas, ressaltando o potencial na construção da imagem e da reputação da empresa patrocinadora.
Duas principais vertentes do marketing cultural – projeto cultural na sua necessidade de