Marketing de Relacionamento Resumo
Resumo
O artigo descreve e analisa a postura de grandes empresas brasileiras para desenvolver relacionamentos com consumidores finais, tomando como ponto de partida as prescrições da literatura dominante a respeito do tema. Os resultados indicam que as empreas enfrentam dificuldades em todas as instânicas do marketing de relacionamento. O artigo analisa as possíveis causas das dificuldades e sugere uma reflexão acerca de pertinência da produção acadêmica predominante nesse campo do Marketing.
Introdução
O marketing de relacionamento tornou-se alvo de grande interesse gerencial, visto que suas práticas têm por objetivo conduzir as empresas a melhores resultados por meio do desenvolvimento de relacionamento de longo prazo.
O objetivo do artigo é descrever e analisar a postura de 19 grandes empresas brasileiras para a criação e sustentação do relacionamento com consumidores finais, em face da prescrição da literatura dominante a respeito do tema.
A investigação sobre o marketing de relacionamento em mercados de consumo final são menos comuns do que aquelas voltadas ao mercado corporativo. O artigo também tem como contribuição propor-se analisar as ações empresariais, tendo como referencial a abordagem acadêmica dominante sobre marketing de relacionamento.
O artigo inicia-se pela fundamentação teorica referente a marketing de relacionamento, apresenta-se o método de pesquisa utilizado e o resultados obtidos.
Fundamentação Teórica: Marketing de Relacionamento
Para Berry, 2002; Parvatiyar & Sheth, 2000, o marketing de relacionamento constitui um esforço integrado das empresas para identificar, construir, manter e aprimorar relacionamentos individuais com clientes em um processo de troca de benefícios voltado para o longo prazo.
Os principios do marketing de relacionamento acabaram confundidos com práticas de natureza eminentemente operacional, foi o