Tendências Econômicas do Séc XXI
Samir Assad²
Resumo:
O trabalho a seguir procura abordar de forma direta o funcionamento do e-commerce, suas manifestações no mercado e sua consolidação como grande tendência econômica do Século XXI com a ascensão das novas formas de comercializar pela praticidade fornecida pela internet. Abordando então, outras possíveis tendências, formas promissoras de varejo, dados referente ao crescimento da massa consumidora na internet e como a acessibilidade vem afetando esse mercado.
Introdução:
Muitas vezes nos reparamos com mudanças na forma de comunicação, na acessibilidade, no encurtamento das distâncias e das inúmeras novidades que rondam nosso cotidiano, seja tecnológica, seja empresarial ou governamental. Há quem diga que após a ascensão do Computador Pessoal e da Internet, tivemos uma nova revolução industrial, esta dita orgulhosamente de “Revolução da Informática” pelas gerações mais atuais.
Esse trabalho procura abordar de forma rápida como os pensamentos contemporâneos e as novas tecnologias vêm influenciando no mercado. De tal forma que, em poucos anos, é provável que tenhamos uma maneira totalmente diferente de fazer compras e de cuidar da saúde em comparação a 10 anos atrás.
O impacto das novas tecnologias no Mercado:
Até o final da década de 90, o modo de comercialização se manteve o mesmo por décadas. Ora, se o que mais tem visto nas empresas é que elas são impulsionadas por inovar, então o comércio passava por deficiências. Desde as gerações passadas, o sistema de comercialização era baseado no modo onde o comprador saía de casa, pesquisava os melhores preços entre inúmeras lojas vizinhas e comprava. As lojas contratavam funcionários, alugavam ou compravam um estabelecimento, oferecia seus produtos dentro daquele estabelecimento, competia com os concorrentes próximos e estava limitado geograficamente às vendas.
A acessibilidade oferece uma gama de atrativos para ambos os lados. O consumidor