Desemprego?
1. (50%) Apresente uma síntese, descrevendo as principais características, de cada modelo organizacional considerado abaixo. Para cada modelo, limite-se ao máximo de 150 palavras.
a) Patrimonialismo.
b) Burocracia.
c) Gerencialismo.
a) O patrimonialismo caracteriza-se fundamentalmente pelo uso e apropriação do que é público, inclusive do aparelho do Estado e do próprio Estado por dirigentes de partidos políticos e elites dominantes que buscam vantagens para usufruto particular ou corporativo, por meio do predomínio de seus interesses através de benefícios e favorecimentos concedidos pelo poder público.
b) A burocracia caracteriza-se por uma administração mais racional e impessoal. É também características a formalidade sendo a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho, comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais. Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas, as regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização, ou seja o poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos, só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo. Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, contratados pelo seu mérito e seu conhecimento.
c) O gerencialismo tem como características a orientação dos efeitos para beneficiar o cidadão, a orientação para obtenção de resultados, premissa de que políticos e funcionários públicos sejam merecedores de grau ainda que limitado, de confiança, a estratégia e servir-se da descentralização e do incentivo a criatividade e inovação, a utilização do contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
2. (50%) Levando em consideração o conteúdo trabalhado na disciplina, conceitue cada termo a seguir.