DIREITO
→Data de entrega do trabalho: no dia da prova-1.
•Você poderá fazer os exercícios em individualmente ou em grupo de até três componentes.•Entregar o trabalho com capa (ABNT - letra areal ou times-11),digitado e encadernado (aramado).
I -Leia o texto abaixo “A incompletude da linguagem”.
A.1. exercício
→ Faça um FICHAMENTO,para registrar principais conceitos e fundamentos .
A INCOMPLETUDE DA LINGUAGEM
Ana Carolina de Faria Silvestre e Mirian dos Santos
Os limites da minha linguagem são também os limites do meu pensamento.
Wittgenstein
Concebendo a linguagem como forma de ação interindividual, orientada por uma finalidade específica, temos esse fenômeno, notadamente humano, como processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais.
À linguagem cabem muitas coisas tais como dar sentido às coisas, carregar valores e ideias, manifestar conflitos e confrontos, expressar relações de mando e submissão, estabelecer de relações interpessoais anteriormente inexistentes, constituir identidades. Como afirma Orlandi, “A linguagem é transformadora. Ação sobre a natureza e a ação concertada com o homem”1.
Situada no seio de uma comunidade, a linguagem permite fazer muito mais coisas do que designar o mundo ou ser simplesmente um amontoado de regras que delimitam o certo e o errado na língua. A linguagem é uma prática social; ela é faz parte da própria constituição da espécie.
Por prática social endgitendemos “Um conjunto de regras anônimas, históricas, determinadas no tempo e no espaço que definem numa época e para uma área social, econômica e geográfica ou linguística as condições do exercício da função enunciativa” com quer Foucault em Arqueologia do saber.
A linguagem não é um instrumento de comunicação, expressão do pensamento, nem é transparente. Pelo contrário, ela carrega opacidade e espessura e isto se dá pela estreita relação entre linguagem e ideologia, noções estreitamente vinculadas e mutuamente