Tbl Economia 2
PIB
O PIB ao qual utiliza essa nomenclatura para conduzir o produto interno bruto do Brasil.
Podemos calcula-lo através das riquezas produzidas no pais e incluir nesse calculo empresas nacionais e internacionais que estejam em nosso território.
A soma pode ser feita através dos dados de uma indústria, ao qual 30% refere-se aos resultados da indústria, 65%serviços e agropecuária 5%, porém, entra no calculo apenas o produto vendido no final,há outra forma de medi-lo, por quem compra a riqueza, assim consideramos o consumo familiar em 60%, o consumo do governo em 20%, investimento do governo e de empresas privadas contamos em 18% e a soma do que foi importado e exportado somente em 2%, chegaremos ao mesmo resultado considerando que entre no calculo apenas o produto final. No Brasil o calculo é feito de acordo com os dados liberados pelo IBGE.
Gasto Público:
Os gastos públicos são todas as despesas correntes de capital;
As despesas correntes abrangem encargos, juros e outras, já as despesas de capital, são com a execução de serviços prestados à sociedade.
A despesa de capital pode ser amortizada em dividas oriundas de investimentos, tendo em vista que as mesmas são projeções de obras publicas etc, dessa forma, observamos uma inversão financeira, pois podem ser recuperadas com aquisição de imóveis, são valores rotativos, ao qual a finalidade quase sempre traz retorno financeiro.
Divida externa e interna:
A divida externa ao qual é firmada no exterior, só pode ser paga com a moeda da nacionalidade ao qual foi contraída, ou por investimentos financeiros ou endividamento externo, a variação cambial pode ser paga ou recebida por títulos públicos ou privados.
Em muitas demandas emitidas pela divida privada quem assume é o governo, pois a interna soma os débitos do governo junto as instituições financeiras. Assim, embora seja uma responsabilidade do setor privado, muitas vezes a divida privada registrada acaba sendo assumida pelo governo.
Renda per