Taylorismo
1) Como Taylor denomina o sistema de trabalho existente no seu tempo? Quais eram suas características? Quais eram as críticas colocadas por Taylor?
Taylor classifica como “iniciativa e incentivo” os mecanismos utilizados pela administração tradicional de seu tempo. Os operários escolhiam por si próprios os métodos mais econômicos para realização de suas tarefas. O administrador por sua vez premiava seus funcionários de acordo com sua iniciativa, levando em consideração fatores como melhor esforço, inteligência, boa vontade e produção. O incentivo era dado na forma de elevação salarial, redução de horas de trabalho, prêmio, gratificação ou mesmo uma melhoria nas condições de trabalho, além de uma certa consideração pessoal e um tratamento mais amigável reconhecendo no funcionário a dedicação que permitiu a maior rentabilidade ao patrão. Taylor critica este procedimento dizendo que “a administração não poderia depender da iniciativa operária” antes sim deveria assumir o controle de todo trabalho, todo processo produtivo e evoluí-lo de suas características corporativas de ofício que se mostravam obsoletas na capacidade de aumentar o capital excedente em seu tempo.
2) Em que consiste a análise científica do trabalho? Qual é o seu objetivo?
A análise científica do trabalho consistia sobretudo em um estudo do movimento elementar de cada operário, identificando em cada movimento aqueles que são úteis e quais podem ser descartados aumentado com isto a concentração de trabalho em termos objetivos e conseguindo desta forma um aumento da produtividade.
3) O que propõe o primeiro princípio taylorista?
Propõe a interferência e disciplina do conhecimento operário sob o comando da gerência, atribuindo à esta a função de sistematizar conhecimentos passados do processo produtivo de forma a que se tornem úteis ao operário em sua tarefa diária.
4) O que estabelece