Cmm spice iso12207
Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza Mestrado em Ciência da Computação
Um Método para a Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Software Aplicando Conceitos de CMM, SPICE e da Norma ISO 12207.
Júlio César Navas
Banca examinadora: Prof. Dr. Rafael Ferreira Alves (orientador) Profa. Dra. Tereza Gonçalves Kirner Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo
PIRACICABA - São Paulo - Brasil
Defesa: 20.abr.2006
ii
ficha catalográfica Navas, Júlio César Um método para a melhoria do processo de desenvolvimento de software aplicando conceitos de CMM, SPICE e da norma ISO 12207. Piracicaba, 2006. p. Orientador - Prof. Dr. Rafael Ferreira Alves Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Metodista de Piracicaba 1- Software - Engenharia de Sistemas. 2- Engenharia de Software Qualidade.
iii
“Toda vez que um artigo científico apresenta alguns dados, eles vêm acompanhados por uma margem de erro – um lembrete silencioso, mas insistente, de que nenhum conhecimento é completo ou perfeito. É uma calibração de nosso grau de confiança naquilo que pensamos conhecer. Se as margens de erro são pequenas, a acuidade de nosso conhecimento empírico é elevada; se são grandes, então é também enorme a incerteza de nosso conhecimento. Exceto na matemática pura (e, na verdade, nem mesmo nesse caso), não há certezas no conhecimento.” Sagan C., O Mundo Assombrado pelos Demônios, p.41.
À Joyce, companheira e parceira nesta jornada, que iluminou a pesquisa-ação, a análise de conteúdo e a análise qualitativa, e a quem, com amor, reconheço os méritos de educadora e conciliadora; Aos meus filhos, Patrícia Helena, Soraia Cecília e Rafael Ângelo, tele-participantes na pesquisa-ação pelo sacrifício do convívio; Ao Arthur e Giovana pela tranqüilidade no convívio.
A todos, meu amor e dedicação.
iv
v
AGRADECIMENTOS
À Secretaria da Receita Federal (SRF) especialmente aos colegas