Taylor E O Movimento Da Administra O Cientifica
Os Gilbreth
Gilbreth era assistente de Taylor e focou sua pesquisa cientifica no estudo dos movimentos para redução de fadiga, com o auxilio de sua esposa psicóloga. Administração cientifica + psicologia industrial.
Henry Gantt
Engenheiro mecânico e assistente de Taylor, se focou em estudos de gráficos para acompanhar fluxos de produção, ficando mundialmente conhecidos como Gráfico de Gantt. O primeiro foi um “gráfico de balanço diário”, dando origem ao gráfico de produção, onde se permitia o planejamento antecipado de produção representado por funções na vertical e por semanas na horizontal. Se estabeleceu como consultor de adm. Sendo um dos primeiros especialistas a entrar no ramo.
Ford
Assim como Taylor está associado a administração científica, Ford está associado a linha de montagem móvel, mas esse foi apenas um dos inúmeros avanços que ele criou. Entre eles:
as peças e componentes padronizados, com isso assegurando a uniformidade das peças para que elas encaixassem em qualquer sistema ou produto final.
Especialização do trabalhador. Na produção massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabrica-los é dividido em etapas.
Ford revoluciona a estratégia comercial da época, lançando um modelo de caro a preços populares, dentro de um plano de vendas e assistência técnica de grande alcance. Depois inova o sistema administrativo da época, estabelecendo:
Salário mínimo, Redução de jornada de trabalho de 12 para 8 horas , Participação dos funcionários nas ações da empresa, Utilização de incentivos não salariais, Implantação de assistência técnica, do sistema de concessionários e uma inteligente politica de preço, etc... Inovador, formulador de inúmeras ideias e teorias a respeito da administração, idealizou e utilizou um sistema de concentração vertical e horizontal, produzindo desde a matéria-prima inicial até o produto final, além de uma cadeia de distribuição comercial.