Administr
1. Escola da Administração Científica – Frederick Taylor
2. Teoria Clássica – Fayol
A utilização da Administração clássica surgiu da necessidade de responder ao crescimento desorganizado e excessivo das empresas e organizações.
1. Escola da administração Científica
Esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos a partir do engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
A sua preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários.
Esta escola coloca a ênfase nas Tarefas preocupando-se com o método de trabalho, os movimentos necessários à execução da tarefa e o tempo como padrão para a execução da tarefa.
Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para aperfeiçoar e racionalizar. Considera que a empresa deve abandonar os métodos sem conhecimento de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência.
2. A teoria clássica da organização
A teoria clássica foi desenvolvida por Fayol, um engenheiro francês, que viveu entre 1841 e 1925. Tal como Taylor, tinha como preocupação de base, a eficiência dos trabalhadores na empresa.
Fayol considera que, de entre as várias funções da empresa, a mais importante é a função administrativa que consiste em:
PREVER – Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. ORGANIZAR – Juntar o aspecto material e social da empresa. COMANDAR – Dirigir e orientar o pessoal. COORDENAR – fazer a devida junção entre todos os esforços e a realida das pessoas envolvidas na empresa. CONTROLAR – Verificar se os procedimentos do pessoal de acorda com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.
O papel da Direção consiste em Dirigir e Conduzir a empresa no sentido de atingir os objetivos