Relat Rio De Enzimas
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: QUÍMICA E BIOLOGIA
Disciplina: Bioquímica
Relatório de aula prática: Fatores que afetam a atividade enzimática
ITACOATIARA – AM
1. Introdução
As enzinas apresentam uma eficiência catalítica extraordinária, em geral muito maior que a dos catalisadores sintéticos. Elas têm um alto grau de especificidade por seus substratos, aceleram as reações químicas de uma forma formidável e funcionam em soluções aquosas sob condições muito suaves de temperatura e pH. (LEHNINGER, 2002)
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta proporcionalmente com a elevação da temperatura. Isso ocorre porque o aumento da temperatura causa aumento na movimentação das moléculas, que de modo tem mais possibilidade de se chocar para reagir. Entretanto, se for ultrapassada certa temperatura limite, a agitação molecular torna-se tão intensa que ocorre desnaturação da enzima. Com isso a atividade enzimática cessa, pois a alteração drástica da forma espacial impede que as moléculas da enzima se encaixem convenientemente ao substrato. A inativação de uma enzima pelo calor é irreversível, pois a proteína desnaturada não consegue sua conformação original. (AMABIS, 2010)
2. Objetivo: Reconhecer a ação de fatores externos, como a temperatura e substâncias químicas, sobre a atividade enzimática.
3. Materiais e Reagentes
Faca
Becker
Banho maria
Água destilada
Batata
Solução de Guaiacol
Pipeta
4. Procedimento experimental
Para identificar o efeito da temperatura na atividade enzimática foi realizado o seguinte procedimento experimental.
Lavou-se e descascou-se uma batata de tamanho médio;
Cortou-se 6 cubos e fez-se pequenas escavações no meio deles, de maneira a formar pequenos “pocinhos”.
Submeteram-se os cubos aos seguintes tratamentos:
(1) Manter a temperatura ambiente;
(2)