Administr~ção
Introdução
A palavra estratégia deriva do grego strategos, ou “a arte do general”. Por que possui esta origem? O general é a pessoa dentro de uma Instituição responsável por várias unidades em diversas situações ao passar do tempo. A função exercida por este, passa ser a de orquestrar uma equipe, com uma visão de todo o sistema.
Com as mudanças e a competitividade dos tempos atuais, cai por terra o grande jargão popular do grande peixe que come o pequeno e sim entra em cena o mais rápido que engole o mais lento.
O cenário empresarial atual é que cada vez mais as organizações se organizam de forma padronizada e estruturada com a finalidade de ganhar agilidade e segurança em seus processos internos. Sendo importante lembrar que quando o cenário competitivo muda, mesmo as empresas mais bem sucedidas lutam para manter sua posição dominante.
A medida que o mundo se move em direções aparentemente previsíveis, manter a antiga estrutura pode continuar garantindo a empresa sua colocação no mercado. Porém o grande desafio enfrentado é quando as “regras do jogo” sofrem alterações, quando são necessárias novas idéias e atitudes das empresas. Neste momento as empresas novatas ou que apresentam culturas empresariais bem definidas e resilientes conseguem apresentar um desempenho superior, pois estas não apresentam o grande fardo que é a antiga cultura e mentalidade da estrutura passada.
É mais comum do que se imagina encontrar empresas atuantes no mercado sem saber como ocuparam aquela posição, o que farão para mantê-la e a onde estarão no futuro. Tais empresas concorrem em muitos casos com empresas internacionais e muito bem preparadas, o que as tornam extremamente vulneráveis.
A necessidade da visão holística
A palavra holismo vem do grego holos, que significa todo. A teoria defende que o homem é um ser indivisível, que não pode entendido através da análise separada de suas diferentes partes.
Já