Taylor introdução
Ao debruçamo-nos sobre a vida e obra de Frederick Winslow Taylor, não poderíamos deixar de cubrir uma ampla diversidade de assuntos, que não são genericamente tratado por diferentes disciplina. No entanto a nossa preocupação fundamental assentou na apresentação dos conceitos das teorias e dos modelos mais comummente estados de formas pacimoniosas. Não pretendemos o desenvolvimento extensivo dos assuntos cobertos, ainda que o grau de profundidade apresentado varie consoante o tema analisado. Esta abordagem é prepositada fase ao objectivo que almejamos. Ainda assim, apresentamos o nosso trabalho para a avaliação do docente, o desejo só pode ser boa avaliação.
A forma como pensamos as empresas envoluiu consideravelmente desde o início do século XX. Ao longo de mais de um seculo muitos actores, deram seus contributos para identificar formas mais eficazes e eficientes de organizar o trabalho e as empresas, é tornar os próprios gestores mais eficazes nas suas funções. Estes contributos distintos presidem à forma como as empresas actuam e se organizam sem preocupações de análise exaustiva, podemos agrupar as diversas teorias em três grandes grupo: um primeiro que designamos por abordagem clássica, dominante até ao fim dos anos 30; a abardagem comportamenta, dominante até aos anos 50; e a abordagem pragmática dominante até finais dos anos 70.
Objectivos
A construção (o conhecimento) teórico serve como fundamento para uma melhor solução na realidade prática. O objectivo é que no momento em que enfrente o problema, se consiga ajustar ao máximo a essa realidade. Este é o papel do conhecimento, quer do apenas teórico quer do prático, quer da sua capacidade interpretativa da situação e da capacidade de desenho de modelo orientadores para o fim pretendido: resolver o problema.
- Específico:
Os objectivos que prosseguimos neste trabalho são eminentemente introdutório à vida e obra de Frederick Winslow Taylor. Assim esperamos focalizar os contributos feito