Tatuzão
É uma escavadeira feita para construir túneis cujo o nome técnico é Earth Pressure Balanced Shield, conhecida por nós brasileiros como “ tatuzão” . A idéia da primeira tuneladora surgiu no século XIX, após a observação do engenheiro Marc Brunel.
A gigantesca máquina é produzida na Alemanha, formada por duas partes. Sua frente, chamada de couraça, tem 12 metros de extensão e pesa 1 050 toneladas. Nela está a cabeça de corte, com 150 discos e lâminas. Atrás ficam a cabine de comando e uma esteira para a remoção da terra. A estrutura, chamada de "back up", pesa 750 toneladas e tem 63 metros de extensão.Geralmente ele é montado no local da perfuração, pois o seu tamanho é inadequado para ser transportado inteiro por caminhões.
É um mecanismo apreciado pela sua eficiência em diversos tipos de subsolo, mostrando uma versatilidade que vai das rochas mais duras até terrenos arenosos. Os diâmetros da seção transversal pode também variar muito: desde 1 metro, realizadas por microtuneladoras até 14 metros.
O interior do tatuzão tem computadores que controlam a temperatura, a pressão e a quantidade de oxigênio, e também refúgios blindados em casos de incêndios, desmoronamentos e terremotos.
Em comparação aos outros meios de perfuração, ele propicia rapidez à obra, reduzindo qualquer tipo de falhas na escavação, diminuindo o número de reparos manuais, acidentes, uso de explosivos e emissão de poluentes, além de outros inúmeros fatores. Além de escavar, faz sondagens, realiza a contenção do maciço, instalam tirantes e suportes de contenção, conhecido como dovelas e ainda transporta o material retirado do túnel por vagonetes até a área de descarte.
É um dos mais modernos do mundo, com pouquíssimos exemplares no Brasil, fará todo trabalho na parte subterrânea, com o funcionamento parcialmente normal da vida da cidade na área perfurada, e conseqüentemente, com muito menos tempo gasto nas obras tradicionais de construções de Metrôs.
O “tatuzão’’ estará com