Teorias da Contabilidade
CURSO ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIBIDADE
Profº Wilson Fischer
Thiago Augusto Fernandes – RA 7423682125
Santo André – SP
2013
A Contabilidade já influencia a vida das pessoas mesmo antes de existirem os números ou mesmo moedas, pois desde sempre foi necessária a utilização da contabilidade para realização de provisões para um futuro melhor, pois como sempre tivemos que lidar com fatores externos como a natureza e o tempo, sempre houve a necessidade de analisar os resultados para a tomada de decisões, função principal da contabilidade.
A Contabilidade é uma ciência social, pois os resultados são em função das ações humanas, porem a contabilidade utiliza muitos métodos quantitativos como matemática e estatística como sua principal ferramenta para auxiliar na geração dos relatórios contábeis.
O cenário atual da contabilidade se iniciou principalmente com a ascensão dos Estados Unidos a partir de 1920, dando origem de Escola Contábil Norte –americana. A forte crescente que o pais vivia em sua contabilidade, com a geração de grandes corporações, acabou sendo vital para o crescimento da contabilidade do país, impulsionando o estudo da teoria da contabilidade para que os resultados fossem mais precisos, tal fato acabou ofuscando a escola europeia de contabilidade, principalmente a italiana que era uma grande potencia na teoria da contabilidade. Contudo, no cenário atual, tudo indica que tendência seja a convergência internacional das normas contábeis, adotando os principais modelos utilizados atualmente.
No inicio da contabilidade os métodos eram muito básicos, sendo apenas possível verificar a alteração do patrimônio liquido de um período para outro, com o Balança Geral, sendo impossível identificar e analisar as motivos dessa alteração, ate o surgimento de Luca Pacioli, um frade franciscano, era um matemático e que o mecanismo das dobradas, foi criado em 1494, com base em um mecanismo algébrico.