CPC 04
Graduação em Ciências Contábeis
ATIVOS INTANGÍVEIS CPC 04/ IAS 38
Contagem
2013
ATIVOS INTANGÍVEIS CPC 04/ IAS 38
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Internacional do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Contagem
2013
SUMÁRIO
(a) INTRODUÇÃO
O valor econômico de uma empresa é resultado da soma dos seus ativos tangíveis e intangíveis. A grande valorização de empresas que se utilizam intensamente dos ativos intangíveis tem mostrado a crescente importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e, consequentemente, dos seus valores econômicos.
A influência relativa dos ativos intangíveis sobre o valor das empresas pode variar por diversas razões: em função do setor de atividade, do ciclo de vida do produto e da empresa, da missão das empresas, entre outras. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as normas estabelecidas conforme tratamento de ativos intangíveis, bem como demonstração de sua aplicabilidade na empresa JC LTDA.
Com a adoção de normas internacionais, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com base nos padrões do International Accounting Standards Board (IASB), publicou novas regras a serem aplicadas no Brasil. Dentre elas há o CPC 04 referente a IAS 38 que se aplica a contabilização de ativos intangíveis.
Devido ao processo de convergência as normas internacionais de contabilidade, institui-se o Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC visando que a contabilidade seja cada vez mais reconhecida como linguagem universal de negócios e seja capaz de interpretar de forma homogênea e transparente os fenômenos econômicos envolvidos. Buscando também atingir um grau satisfatório de confiabilidade junto ao público e harmonização, de forma que auxilie na interpretação e demonstração