A qualidade do serviço de acessibilidade do metrô de são paulo
RESUMO: O presente trabalho enfoca a qualidade do serviço de acessibilidade oferecido no transporte metropolitano da cidade de São Paulo. Abordando as técnicas, treinamentos e tecnologias utilizadas para atender a usuários com deficiência ou mobilidade reduzida, que estão, cada dia mais exigentes e conscientes dos seus direitos como cidadãos. Mostram-se a evolução deste meio de transporte desde a sua criação. Assim como sua preocupação em estar sempre à frente em busca de técnicas que possibilite oferecer este serviço com excelência.
Palavras-Chave: Acessibilidade, Transportes, Serviço, Qualidade.
ABSTRACT: This work focuses on the quality of service offered in the metropolitan transport accessibility of the city of Sao Paulo. Addressing the technical, training and technologies to meet users with disabilities or reduced mobility, who are increasingly demanding and aware of their rights as citizens. Show the evolution of means of transport since its inception. As concern about being at the forefront of search techniques that will enable offer this service with excellence.
Descriptors: Accessibility, Transport, Service, Quality
INTRODUÇÃO Falar da qualidade do serviço e acessibilidade no Metrô é falar de uma enorme diversidade de estágios no desenvolvimento do processo de inclusão das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Este trabalho procurou mostrar de uma forma simples o nascimento de uma obra que é sinônimo de sucesso e a preocupação do serviço de transportes metropolitano de São Paulo em adequarce a legislação vigente e os recursos de implantação das normas de acessibilidade para seus usuários. Queremos com isso, trazer para nosso dia-a-dia uma realidade que insistimos em não perceber, mais que afeta a mais 5.835,325 pessoas só no estado de São Paulo.
LINHA DO TEMPO O primeiro projeto do metrô foi