engenharia de tuneis
Engenharia de túneis (escavações subterrâneas)-1 Conceitos, 2 objetivos, 3 métodos de escavação, 4 acidentes envolvendo obras em túneis, principais tuneis no brasil e no mundo, principais obras na área de túneis, quais os tuneis que se destacam por grandes fluxos de carga e pessoas.
1 INTRODUÇÃO
Os túneis, um dos mais antigos tipos de construção exercidos pelo homem, são passagens abertas artificialmente em formação rochosas ou sob o solo visando oferecer entre tantas o escoamento de água, o acesso de minas, a predominar nas áreas urbanas a função de comunicação mais ágil entre o relevo topográfico.
A técnica utilizada para perfuração subterrânea evoluiu desde a construção do túnel sob o rio Eufrates, na longínqua Babilônia ( 2200 a.C.), mas ainda permaneceu até a década de 50 baseado nas técnicas de mineração para exploração e, por isso, no já superado conceito de escoramento, fundamentado nas operações de escavação seguidas, a cada passo, por um pesado escoramento, em geral de madeira e, a curta distância, pela execução de um revestimento de pedra de cantaria ou tijolos, concebido para suportar todas as cargas que pudessem desenvolver-se no decorrer das obras.
A impropriedade desses conceitos impediu, durante longo tempo, a utilização do concreto como material de revestimento de túneis. Isto só veio a acontecer quando surgiram os suportes metálicos, superando então o conceito do passado e, a tornar escoramento e revestimento uma etapa única. Nos últimos 40 anos tem ocorrido um aumento na realização de túneis e obras subterrâneas em todo mundo.
O túnel começa com a necessidade de superar um obstáculo natural, geralmente maciço montanhoso(O termo é usado para se referir a um grupo das montanhas formadas por tal estrutura. O maciço é uma unidade estrutural menor da crosta do que uma placa tectônica.
A palavra é oriunda do francês, onde é usada para se referir a uma