Acidentes no trabalho - seg do trabalho
Eng. Roberto Kochen
Diretor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia de São Paulo
O objetivo do evento é mostrar sucessos e acidentes na Engenharia, não só brasileira, como no restante do mundo. Como é natural, os sucessos da Engenharia, no Brasil e no mundo, tendem a passar despercebidos. Por outro lado, os acidentes chamam a atenção de todos, e nem sempre a avaliação dos mesmos pela sociedade é precisa ou realista.
Sempre que a Tecnologia da Engenharia avança, podem ocorrer acidentes, e esta regra é valida para qualquer área da Engenharia. É importante colocar ambos, sucessos e acidentes, na sua correta perspectiva. Os sucessos devem servir para aprimorar as tecnologias existentes, e é necessário aprender com os acidentes e continuar avançando, apesar dos riscos. Ocorrem acidentes em todos os tipos de obras de engenharia, como edificações, rodovias, barragens, túneis e dutos.
Como exemplo de Sucessos , pode – se citar, entre outros casos, a Linha 2 (Paulista) do Metrô São
Paulo, em particular as Estações Brigadeiro e Trianon, construídas sob a Av. Paulista, com baixíssima cobertura de solo (apenas 4 metros), sem que o trafego de veículos precisasse ser interrompido por 1 único dia sequer, durante a construção.
Perspectiva das Estações Brigadeiro e Trianon
Nesta mesma linha, foram construídas com igual sucesso a Estação Consolação, Estação Vila
Madalena, e na Linha 1 (Norte - Sul) do Metrô São Paulo, a Estação Jardim São Paulo (entre outros casos). Da mesma forma, pode – se citar, na Linha 1 do Metrô de Salvador, a Estação Campo da
Pólvora, e no Metrô de Brasilia, 8 estações subterrâneas na Asa Sul, inclusive com passagens por fundações profundas pelo interior do túnel.
Quanto aos Acidentes, principalmente no que se refere a túneis e obras subterrâneas, recomenda – se ver o artigo “Segurança de Túneis NATM Urbanos”, publicado na Revista Engenharia no. 540, no ano de 2000. Destacam