Robótica
Autores: Carlos Magno Feitosa da Silva, Leandro Borini Lone, Luís Fernando Patsko
Nível: Avançado Criação: 26/10/2006 Última versão: 19/12/2006
PdP
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br
http://www.automato.com.br atendimento@automato.com.br
1 − Introdução
A robótica é uma área cujo desenvolvimento ao longo dos próximos anos será relevante. O uso de robôs em trabalhos que sejam perigosos ou repetitivos (onde a indústria automobilística é um exemplo da presença da robótica na economia global), na área de entretenimento (com os robôs japoneses que imitam animais) ou até mesmo em serviços domésticos (o aspirador de pó autônomo é um grande exemplo) já é cada vez mais intenso.
Figura 1: Humanóide Asimo, desenvolvido pela Honda.
O projeto a ser desenvolvido ao longo desse tutorial é um bípede, ou seja, um pequeno robô que possui duas “pernas”, que é conectado ao Kit podendo ser controlado através de um programa rodando num computador. Através da criação de um robô bípede, é possível aplicar os conhecimentos de Eletrônica, Mecânica e Programação adquiridos ao longo do curso num projeto prático. Além disso, esse tutorial serve como uma ótima base para futuros projetos. Um fator importante que não pode ser negligenciado durante a montagem é a segurança. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI's) tais como luvas, óculos de 1
proteção, jaleco, etc. Também é essencial tomar cuidados básicos para a prevenção de acidentes, especialmente durante a manipulação de produtos químicos e ferramentas. Por pura falta de atenção ou excesso de confiança, podem ser causados acidentes graves. E, além disso, os problemas decorrentes da postura inadequada e da repetição excessiva de movimentos são vários e é muito simples tomar providências para evitá-los. Não é difícil se conscientizar e realizar pequenas ações que podem prevenir muitos acidentes.
2 −