Tarsila do Amaral
VIDA E OBRAS DE TARSILA DO AMARAL
VILA VELHA
2014
1. INTRODUÇÃO
O estudo da carreira da artista Tarsila do Amaral se intercala diretamente com um estudo da Primeira Geração Modernista Brasileira e de sua vida pessoal. A articulação do momento em que a arte se encontrava no Brasil e as experiências vividas pela artista fizeram com que sua arte se tornasse única e inovadora.
Nascida em 1º de Setembro de1886 em Capivari do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral, filha e neta de fazendeiros num contexto de uma sociedade tradicionalista e poderosa, sempre curiosa vê seu interesse em arte surgir ao copiar uma imagem do Sagrado Coração, no Colégio "Sacre-Coeur" de Barcelona. O tradicionalismo de sua época é à base de sua nova geração no desejo de mudanças e novidades.
As principais características das obras de Tarsila eram o uso de cores vivas e tinham influencia do cubismo, fazendo abordagens de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil, ainda usava uma estética fora de padrão, que era influenciada pelo surrealismo na fase antropofágica.
2 BIBLIOGRAFIA
Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo , era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.
Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, a belga Mlle. Marie van Varemberg d’Egmont, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu pai recitava versos em francês, retirados dos numerosos volumes de sua biblioteca.